segunda-feira, agosto 07, 2006

Sábias palavras, Sr. Bastonário!

Photobucket - Video and Image Hosting


À pergunta: Não há, então, maneira de tornar a justiça mais rápida?

Responde o Senhor Bastonário:

(...)

O que é preciso é diversificar os meios alternativos de resolução de conflitos como a Ordem tem dito, seja com mediações, seja com julgados de paz, tribunais arbitrais e outros garantindo o que é tão essencial nessas instâncias como nos tribunais judiciais: o patrocínio do advogado. A necessidade de advogado não tem a ver com o local onde ele desempenha as suas funções, mas com os direitos que tutela e com o facto de ser o garante que o cidadão está esclarecido sobre o que resulta do incumprimento dos seus deveres e sobre a forma como exerce os seus direitos.

(...)

Entrevista do Bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. Rogério Alves, ao Correio da Manhã (retirado do Verbo Jurídico)

Sem esse esclarecimento e sem que o mediador se certifique que as partes assim o sentem, não falamos verdadeiramente de mediação, ou de qualquer outra prática que envolva uma participação voluntária e livre dos directamente relacionados com o conflito - os seus 'proprietários' nas palavras de Nils Christie.

Mas... ainda e sempre, pobres dos meios alternativos de resolução de conflitos quando identificados como "as rapidinhas" do sistema.

O menor de todos os argumentos.

Digo eu...

SSP
A Member of the Alternative Dispute Resolution Web Ring

Powered by Blogger